A importância de uma boa logline para seu projeto e como escrevê-la

O que é uma logline?

Muitas autoras não conhecem esse termo, mas a logline nada mais é do que uma síntese do seu projeto (de roteiro de série, filme ou livro) em uma ou duas frases. Ainda não entendeu? Vamos a um exemplo:

Pense em quando você, autora nacional, está num evento literário com seu livro na mão e encontra uma possível leitora. Muito provavelmente, a pergunta que ela fará a você será: “Sobre o que o seu livro fala?”. E aí você precisará resumir o seu projeto de uma maneira atraente e em poucas palavras para conseguir capturar aquela nova leitora. Isso é a logline, esse resumo breve e assertivo.

A importância da logline

A logline é uma ferramenta importantíssima para capturar a atenção da(s) pessoa(s) certas e pode ser decisiva para o sucesso do seu projeto. Se você está no processo de venda do livro, ele pode ser decisivo para atrair uma empresa, um patrocinador, uma editora; se você está no processo de divulgação, ele pode atrair público.

O que uma logline precisa ter?

Apesar de breve, há alguns parâmetros que a logline segue, algumas características que ela precisa necessariamente mostrar. Abaixo o resumo:

  • Breve explicação do enredo do livro;
  • Identificação do protagonista;
  • Inserção do conflito, deixando o leitor curioso sobre como esse problema poderá ser resolvido;
  • Você também pode evidenciar alguns pontos fortes do seu projeto, ou seja, o diferencial dele para outros do mesmo gênero.

Normalmente, a logline é escrita apenas quando o livro está pronto, pois é uma ferramenta de venda e divulgação. Portanto, faz mais sentido escrevê-la nesse momento. Mas você pode também escrever uma logline provisória durante o processo criativo do livro, caso te ajude a não perder o foco do essencial enquanto estiver escrevendo.

Logline x sinopse

A logline é sua história em uma frase; a sinopse reconta o enredo da sua história.

Logline de Como nossos pais:

Quando Nina é forçada a morar em Vale do Sul (com a mãe que a abandonara quando criança), ela precisa reinventar toda a sua vida, e as amizades que fará na nova cidade serão fundamentais nesse processo.

Sinopse de Como nossos pais:

No verão de 2014, Nina chega contrariada a Vale do Sul. Ela está indo morar com sua mãe, já que seu pai agora tem uma nova família. Além disso, precisa deixar seu gato para trás, pois não é bem-vindo na nova casa. Tudo já está começando errado. Cansada de sua vida, Nina pega um ônibus e vai até a praia a fim de refletir, mas lá encontra outra coisa.
Pedro é um rapaz lindo e popular que adora surf e usa o esporte para esvaziar a mente. Mas quando vê Nina, algo muda dentro de seu coração. Seria possível ele se apaixonar por aquela baixinha cheia de marra?
Liz é a princesinha do colégio. Apesar de todos olharem em sua direção, ela não gosta da atenção que chama. Em seu íntimo, gostaria de uma vida mais pacata e cheia de amor, mas seu entorno não é nada propício para isso.
Igor sempre foi o certinho da turma, mas esconde alguns segredos da mãe para manter essa imagem. Mas quando a máscara cair, será que ele vai conseguir lidar com as críticas e inseguranças?
Juntos, Nina, Pedro, Liz e Igor vão crescer e descobrir que são como seus pais.

Dica

Na logline, assim como em outros textos de venda do seu livro, cada palavra importa. Então, faça uma versão inicial e deixe-a descansar por um tempo. Depois volte e releia, pensando em cada palavra que está ali e testando outras que poderiam se encaixar de maneira mais assertiva, até encontrar a versão final.


Você quer citar este artigo em outro local? Use a referência de maneira correta:
ABRAMO, Mariana. A importância de uma boa logline para seu projeto e como escrevê-la. In: Metaficção Editorial. Blog. 30 out. 2024. Disponível em: <https://metaficcaoeditorial.com/2024/10/30/a-importancia-de-uma-boa-logline-para-seu-projeto-e-como-escreve-la/>. Acesso em: INSERIR A DATA DE ACESSO AQUI.

Posts relacionados

Deixe um comentário