Dia Internacional da Doação de Livros: saiba onde doar no RJ

Talvez você não saiba, mas o dia de São Valentim é também o Dia Internacional da Doação de Livros!

Como surgiu a data

Embora aqui no Brasil comemoremos o Dia dos Namorados em 12 de junho, na maior parte do mundo essa data é celebrada no Dia de São Valentim, em 14 de fevereiro. Nessa mesma data também é comemorado o Dia Internacional da Doação de Livros, que surgiu no Reino Unido com duas influenciadoras literárias Amy Broadmoore (Delightful Children’s Books) e Zoe Toft (Playing by The Book). Os dois blogs são em inglês, mas nós trouxemos algumas partes aqui em português para vocês.

A iniciativa começou a ser divulgada em 2012 como “um dia dedicado a colocar livros novos, usados ​​e emprestados nas mãos do maior número possível de crianças”. Entretanto, logo a data foi abraçada por muitos autores infantis e começou a se espalhar pelo mundo.

Amy ainda indicou algumas possibilidades sobre como nós poderíamos participar desse dia:

  1. Dar um livro a uma criança em sua vida que você acha que gostaria ou que precisa.
  2. Deixar um livro numa sala de espera ou num saguão onde haja poucos ou nenhum livro bom disponível.
  3. Doar um livro que seus filhos já não usam mais.

Mas a verdade é que essas foram apenas sugestões. O importante é você doar os livros que não usa mais. Aqui no Brasil, por exemplo, não nos limitamos aos infantis, podendo doar para qualquer faixa etária. Afinal, precisamos urgentemente aumentar o acesso aos livros a toda a população, não só às crianças.

Onde doar livros no Rio de Janeiro

Fizemos uma pesquisa sobre onde você pode doar seus livros usados aqui no Rio de Janeiro. Basta clicar nos links abaixo e você será direcionado às páginas correspondentes.

Você conhece mais algum local no Rio ou em outras cidades do país que recebam doações de livros em bom estado? Deixe aqui nos comentários e vamos nos ajudando a democratizar a leitura!

Posts relacionados

Deixe um comentário