Autora e ilustradora: Luciana Denadary

Luciana Denadary é bacharel em Letras (Português/Japonês) pela UERJ, técnica em Produção de Moda pela FAETEC. Sempre foi apaixonada por histórias em quadrinhos e livros ilustrados, por reunir as duas coisas que mais ama, que são os desenhos e a escrita. Começou a desenhar como passatempo ainda na infância, mas descobriu que queria se profissionalizar na área de ilustração durante o curso de Ilustrador no SENAI-RJ. Atua como professora de japonês e também é ilustradora e escritora.

Além disso, recebeu o diagnóstico de TEA e altas habilidades em 2018, já na idade adulta. Desde então, procura informar e conscientizar as pessoas sobre esses assuntos, participando de palestras em escolas e através das suas redes sociais.

Luciana respondeu algumas perguntas para nossa equipe:

Você morou por um tempo no Japão. Conte um pouco sobre sua experiência e como ela contribuiu para seu trabalho.

Resposta: Morei por um ano no Japão, de 2009 a 2010. Foi uma experiência transformadora em vários sentidos, porque eu estava sozinha, sem família, não tive ajuda nenhuma dos poucos brasileiros que encontrei, tinha que sobreviver com o pouco valor da bolsa de estudos que recebia, lidar com pessoas do mundo todo e, consequentemente, com os constantes choques culturais. Mas fui muito bem acolhida e amparada por muita gente, conheci pessoas incríveis e com quem tenho contato até hoje e que me ensinaram muito sobre resiliência, respeito, sobre observar mais e julgar menos, sobre aceitar ajuda e sobre amor não fingido. Fui para lá de uma forma e voltei totalmente diferente.

Quanto ao meu trabalho de ilustradora, houve um momento em que eu seguia totalmente a estética asiática nos meus desenhos, porque comecei a aprender técnicas com revistas que ensinavam a desenhar no estilo mangá, então era isso o que eu fazia. Eu nem lia tantos mangás, mas gostava da estética. Com o tempo e fazendo alguns cursos, fui desenvolvendo meu próprio traço e, embora ainda haja uma ou outra influência, eu sigo meu próprio estilo.

Já como escritora, algo que percebo nas obras asiáticas é que, diferentemente das obras ocidentais, há menos apelo maniqueísta. A nossa cultura tem uma visão muito dicotômica e polarizada das coisas e, consequentemente, maniqueísta. Ou é bom ou é ruim, não há meio termo. Essa foi uma visão que mudei enquanto estava no Japão. Não consigo mais enxergar tudo de forma tão simplista e dentro de caixinhas. Vejo o ser humano como um espectro, cheio de nuances, e, a partir daí, eu decido se gosto ou não do conjunto da obra, se quero ou não na minha vida. Quando eu crio os meus personagens, sobretudo os protagonistas, sempre tenho em mente que o caráter deles é um espectro, que todos os seres humanos têm alguma incoerência e que, muitas vezes, algumas avaliações de bem ou mal dependem apenas do referencial.

Também tenho planos de escrever uma história ambientada no Japão. Não de forma biográfica, mas tendo minha experiência como inspiração.

Você tem autores preferidos?

Resposta: Minha autora favorita da vida é Clarice Lispector, desde o Ensino Médio. Também gosto da escrita de Elena Ferrante e da Jane Austen. Tenho preferência por autores que tenham uma pitadinha de acidez e melancolia na escrita, que é o que combina com meu temperamento.

E ilustradores? Você acompanha o trabalho de algum deles para ficar sempre a par das tendências?

Resposta: Acompanho o trabalho de muitos ilustradores nas redes. Inclusive, quando posso, faço alguns cursinhos que alguns desses ilustradores oferecem em plataformas on-line, porque sou curiosa e quero aprender as técnicas que eles utilizam. Dentre os brasileiros, gosto da Natália Dias, Juliana Rabelo, Luiza Bione e Rafael Sam. Dentre os ilustradores estrangeiros, eu gosto muito da Aveline Stokart, Isabella Agosti, Sam Yang, Loish, Lydia Elaine, Meike Schneider, Peijin e Ramona Wultschner.

Suas obras na nossa editora

Luciana é autora e ilustradora do Metaficção Editorial. No momento:

  • Como ilustradora: está produzindo 3 livros infantis;
  • Como autora: tem 2 livros em fase de edição.

Todos serão lançados em breve.

Posts relacionados

2 respostas para “Autora e ilustradora: Luciana Denadary”.

Deixe um comentário